domingo, 29 de setembro de 2013

O AÇUCAR E SEUS EFEITOS

Sobre o AÇUCAR

A Humanidade evoluiu durante milhares de anos nutrindo-se dos alimentos que a natureza lhe oferecia.
E quais foram os alimentos responsáveis por nossa evolução através dos tempos?
Simplesmente aqueles que estavam ao alcance da mão: frutas, raízes, frutos do mar, aves,ovos, carnes em geral, gorduras e leite.

 O homem depois de descobrir que alimentos lavados na água do mar ganhavam um sabor especial, incorporou o sal à sua dieta. Em contrapartida, verificou que o mel conferia um sabor doce aos alimentos - e este passou a ser o seu adoçante. E assim, como temperos e condimentos, o homem foi selecionando gradualmente o que hoje se tornou requinte nas melhores cozinhas do mundo.
Apesar de na Antigüidade a vida média das pessoas ser menor, devido às duras condições de existência, muitas das doenças que atualmente são quase epidêmicas, naquele tempo eram menos freqüentes, dentre elas as doenças cardiovasculares e o próprio câncer.
Há menos de dez mil anos o homem dominou o cultivo das sementes, dando início à agricultura moderna.
 Há menos de mil anos conseguiu extrair o açúcar da natureza e há pouco mais de 400 anos praticamente universalizou seu consumo. 

Certamente este foi um dos principais fatores da disseminação da obesidade, do diabetes e outras doenças crônicas.
Atualmente a bioquímica humana revela que o coração é dependente de gorduras,proteínas, vitaminas e sais minerais, mas de nem um miligramas sequer de açúcar. Por outro lado o cérebro necessita da glicose proveniente dos alimentos. Por que então não ingerir grandes quantidades de açúcar para nutrir nosso cérebro? A glicose, leia-se o açúcar dos alimentos, não faz mal à saúde.

 O problema está no açúcar refinado. 


Durante o refino, inúmeros produtos químicos são utilizados para que o veneno doce fique branco, bem solto e bonito. Nesta hora, as fibras, os sais minerais, as proteínas e demais nutrientes são eliminados e o que sobra é um produto químico que é apenas calorias vazias. Alem dsito, o consumo de açúcar produz um estado de super acidez que desmineraliza o organismo. O corpo então passa a ter falta de cálcio, magnésio, zinco, cobre e selênio, dentre outros nutrientes.
A sacarose é constituída de duas moléculas, uma de glicose e outra de frutose. A glicose que o açúcar refinado fornece à dieta é supérflua e nociva; a frutose, por sua vez, é a matéria-prima para formar colesterol. Assim, o açúcar refinado contribui duplamente para elevar o colesterol, já que a glicose estimula a produção de insulina e esta sinaliza para maior produção de colesterol pelo fígado.
Para aqueles que consideram o colesterol um verdadeiro assassino culpado pelas doenças cardiovasculares, lembro que tanto a hiper-insulinemia quanto a hiper-glicemiafenômenos exacerbados pelo consumo de açúcar - são fatores maléficos mais importantes do que o colesterol. Por isso há uma tendência entre os médicos a recomendar taxas deglicose abaixo de 100 mg/dl e de insulina inferiores a 8 moUI/ml.
Tornar-se escravo dele é muito fácil, pois sua absorção é extremamente rápida, logo alcançando o cérebro, onde juntamente com a insulina libera triptofano, que se converte em serotonina, a qual tem ação tranqüilizante. Por isso é que quando uma pessoa está nervosa logo se oferece um copo de água com açúcar, que acalma .
Escrito por:

Sérgio Puppin, cardiologista e nutrólogo, é professor do Curso de Geriatria e Gerontologia da Universidade Estácio de Sá, no Rio de Janeiro, membro da Academia de Ciências de N ova York e autor dos livros Doenças cardiovasculares.

sábado, 28 de setembro de 2013

ACREDITAR , SEMPRE!


PASSADO:
- Ontem... Acabou naquele dia.
PRESENTE:
- Agora... É o que interessa, atitude POSITIVA.

FUTURO:
-Amanhã...
Pensamento POSITIVO!

Posted by Picasa

Impacto Zen - aulas de Iyengar Yoga em Petropolis Rj

A partir de 1º de outubro nossas aulas de Iyengar Yoga acontecerão nos seguintes horários:

Segundas, quartas e sextas feira as 08:00 horas.
Segundas e quartas as 18:00 horas
Terças e quintas as 12:00 horas
Sexta feira as 13:00 horas 
(Não teremos mais as aulas de 19:00 horas nas terças e quintas.) 

Voltaremos a ter nossa aula especial aos sábados com 3 horas de duração (das 9:00 as 12:00 horas.) 
O valor dessa aula será de R$ 50,00 por cada aluno e por cada pessoa convidada. 
A aula será gratuita para os alunos que fazem 3 ou mais aulas por semana. 
Por favor confirmar sua presença com antecedência pois o número de participantes será limitado. 

email: Heiko
Cel: (24) 9924 9806
              9924 9805

Estamos abertos para sugestões.

Namastê.

Aulas de Yoga Ashtanga Yoga - Impacto Zen em Petropolis RJ.

A partir de outubro  aulas de Ashtanga Yoga com Prof. Vasant.
As aulas serão realizadas na nossa sala (Impacto Zen). 
Horários:
terças e quintas feiras as 18:00 horas.

Maiores informações com o Prof. Vasant:
(0xx) 21 7681 3328

A primeira aula será na terça feira, 1º de outubro, estão todos convidados para conhecer essa outra modalidade de Yoga.

Namastê.

POSITIVE LIFE FORCE Headline Animator