segunda-feira, 16 de março de 2009

SOBRE A COLUNA VERTEBRAL - ESCOLIOSE DEGENERATIVA E HERNIA DE DISCO - LOMBAR - L1 a L5

Existem dois tipos de ser Humano neste mundo no qual vivemos: Os que são colunaveis (que possuem algum tipo de problema na coluna vertebral) e os que ainda serão!!!
Como faço parte do primeiro grupo, vou tentar ajudar a todos aqueles que estao passando por estes momentos horrorosos de dor (aguda) , seja ela ciática ou localizada na propria coluna.

Causas da ciática- A ciática é geralmente causada pela compressão da raiz do nervo na espinha lombar, e bem menos comum pela compressão do próprio nervo ciático. Desta forma, a "verdadeira ciática" é causada pela compressão na raiz do nervo por uma hérnia de disco, engrossando e enlargando e/ou desalinhando a vértebra.

Eu tive (não tenho mais porque foi devidamente consertado com cirurgia).
-ESCOLIOSE DEGENERATIVA DE L1 A L5 (LOMBAR) E ALGUMAS HERNIAS DE DISCO.

Isto tudo é claro que nao aconteceu de uma vez só e sim foi piorando ao longo dos anos. Em Dezembro passado (2008) a coluna PIFOU de vez! De uma hora para a outra, a dor ficou horrível, não conseguia me mexer mais.
E a perna estava com dormência, principalmente a parte externa do pé e os e dedos externos. Moro em Maraú /BA, e por la você não quer ter tais problemas.
Não há medico, e o aeroporto mais proximo fica a 150KM (Ilheus).

Muito bem, era exatamente na semana das festas de Natal e Ano Novo. Nada a fazer, apenas tomar remédio contra dor.(NOVALGINA) E o que ajudou muito neste caso foi efetuar compressas com bolsas de agua quente (não fervendo). Desta forma a dor diminuia e podia dormir. Principalmente ficar de repouso ABSOLUTO.
Assim que pude, entrei num avião para o Rio de Janeiro para procurar meu medico clinico geral e então fazer todos os exames necessários para diagnosticar o ocorrido. A RESSONANCIA MAGNÉTICA é o exame mais eficaz neste caso. Foram feitos exames de sangue completos para ver se não havia nehum tipo de infecção. Após analizar os exames fui encaminhada para um NEUROCIRURGIÃO. Este por sua vez, olhou e foi direto ao ponto. CIRURGIA PARA CORREÇÃO DO PROBLENA , única alternativa.
É necessário dizer que nestes ultimos anos , de 2001 a 2009 eu fiz todos os tipos de tratamentos alternativos para minimizar e estabilizar o problema da escoliose e da hernia de disco. Obtive ótimos resultados com Shiatzu, Alongamentos, Acupuntura e Yoga. porém todos estes tratamentos são apenas para conviver com o problema, não curam ou corrigem. Após 8 anos de convivência com o problema, por ele se tratar de um prosseço DEGENERATIVO. não me foi possivel escapar da cirurgia.
Em 2001 quanto tive minha primeira hernia de disco, fiquei exatamente 1 ano sofrendo e medico algum queria operar. ( Diziam que a hernia ainda era muito pequena)
A primeira pergunta que faziam ao entrar no consultório era: A sua perna esta dormente?
Não ela esta doendo (Nervo ciático).
Ah... então vamos tentar com RPG.
De nada adiantava.... até o dia que fiz um alongamento e derrepente a hernia de desfez ou abriu espaço entre as vertebras e a pressão sobre o nervo passou.
Passei a usar uma cinta abdominal sempre que necessário para evitar qualquer movimento em falso e para me dar mais firmeza.

Hoje 20 dias após a cirurgia de 7 horas de duração e a colocação de 10 parafusos e mais algumas coisinhas que constam na lista abaixo, estou ÓTIMA! No segundo dia após a cirurgia já me colocaram em pé, para dar alguns passos.
Se a cirurgia ou pós operatório é dolorido? SIM!
Porém nada se compara a dor da Hernia de disco quando o nervo Ciático esta pinçado! NADA!
Na proxima semana ja devo começar a fisioterapia para correçao e fortalecimento dos musculos. Uma vez que com a correção da escoliose, a coluna esta reta e tenho de me adaptar a uma nova postura.
Não esquecendo de mencionar, antes da operação quando literalmente a vertebra saiu do lugar (lateralmente) eu perdi 2 centimetros na minha altura! Hoje com a correção eles estão de volta!
Estarei relatando minha experiencia neste artigo para poder ajudar a outras pessoas a achar um caminho para se livrar desta dor horrorosa!
Indicarei a equipe medica que efetuou minha operação.
Tenho certea de que é uma das mais capacitadas nesta area.
à ser continuado....

"Experiências vividas devem ser compartilhadas para poder facilitar a vida de todos que estão de passagem por este mundo"

Qualquer duvida me coloco a disposição para tentar responder...
Apenas faça a sua pergunta ou comentario e deixe o seu email para que eu possa responder.
Até breve Astrid Mattheis

POSITIVE LIFE FORCE Headline Animator